sábado, 7 de novembro de 2009

Costumes da Nova Zelândia

POPULAÇÃO E COSTUMES

A população de Nova Zelândia ronda os 4,2 milhões de habitantes, uma população relativamente pequena para sua extensão, pois representa uma densidade de pouco mais de 12 habitantes por quilômetro quadrado. Apesar de ser um país com um importante setor agrícola, a maioria da população -em volta do 70%- vive em áreas urbanas. Destes, 75% concentra-se na ilha norte, estimulada pelo clima mais suave, a expansão da indústria florestal e a horticultura especializada, e pelo estabelecimento de empresas comerciais e fábricas perto dos grandes mercados nacionais.

78% dos neo-zelandeses são descendentes de europeus, 13 % são nativos maoríes, e 5% compõem polinésios das ilhas do Pacífico. Além disso, 1.3% é chinês e 1% índio. Atualmente, a população ocidental tende a decrescer, enquanto ganham peso demográfico o resto das raças. Embora nos últimos anos as imigrações diminuiram devido às duras condições econômicas, nestes dias Nova Zelândia recebe novas ondas de imigração, especialmente da Ásia e das ilhas da Polinésia.



Todo mundo coincide em qualificar os neo-zelandeses como amistosos e abertos e, curiosamente, igual que seus vizinhos australianos, também são considerados relaxados. Os neo-zelandeses gostam de desfrutar da vida e suas paisagens, e vivem sem pressa, mais sem pausa, pois em muito pouco tempo tem colocado o seu país entre as nações mais desenvolvidas. Valorizam muito a autosuficiência e a iniciativa particular valendo-se de recursos limitados (o chamado "engenho kiwi").



O rítmo de vida na Ilha do Sul é claramente mais pausado e tranquilo que a do Norte, onde a maior densidade demográfica e o desenvolvimento urbanístico impõe uma forma de viver mais apressada. As pessoas do sul são amáveis com os turistas, mas sua generosidade não é obstáculo para conservarem suas raízes e um grande amor pela terra onde vivem.



Os neo-zelandeses, em geral, cuidam muito de seus lares. Não costumam ser alugados, pelo qual gastam muito tempo e dinheiro em mante-los em bom estado e embeleza-los.



Fonte: www.rumbo.com.br

Um comentário:

  1. Eu tenho um blog de Opinião, Cultura e Lazer, onde coloco artigos curtos abordando algo de viagem, de leitura, de teatro, música e variedades. Fiz até artigo "traduzido" pelo "Santo Google" para o Mandarim, pedindo desculpa aos leitores e tenho alcançado leitores até da Terra da Muralha. Doze por cento dos meus leitores ao longo do tempo são dos USA e logo em seguida, Alemanha, Portugal e por aí vai. Fiz uma vez um artigo tentando dar uma "visão" de fora para o Brasil e seu jeito. Um toque pessoal em tempo de carnaval. Abraço a todos que estão fora do Brasil, que por sinal, está bem das pernas, graças a Deus!!! O blog www.orlandolisboa.blogspot.com

    ResponderExcluir