Monday, January 4, 2010

Médicos e direitos

VALE A PENA SABER
Olá pessoal, não podemos nos descuidar da saúde de jeito nenhum certo?. Então, não se desesperem quando precisarem de ir ao médico. Aqui mesmo você não sendo Kiwi, você tem direito a consultas médicas a custo quase zero.

Os setores do sistema de saúde Neozelandês, que de acordo com o Health and Disability Commissioner Act 1994 (HDCA), todo usuário do serviços de saúde tem direito a ser tratado com respeito, sem pressão nem discriminação, com dignidade e independência, com cuidado e profissionalismo, a receber todas as informações necessárias para entender quaisquer exames ou procedimentos. Mais importante, o HDCA estabelece um procedimento para reclamações que é levado a sério. Para maiores informações,
0800 555 050 ou advocacy@hdc.org.nz.

http://www.hdc.org.nz/complaints/raise-a-complaint (Formulário para reclamação)

Intérpretes

O Health and Disability Commission é afiliado ao Language Line do Ministry of Ethnical Affairs, um serviço que provê intérpretes gratuitamente por telefone.

http://www.ethnicaffairs.govt.nz/oeawebsite.nsf/wpg_url/Language-Line-Languages-Available-Index/$file/Portuguese.pdf 

COMMUNITY HEALTH CENTRES como PHOs
Existem várias clínicas que oferecem serviços médico, como consultas e exames básicos a baixo custo.
Os valores máximos de uma consulta médica são NZ$ 55,00 quando você se registra na clínica e as demais consultas serão cobrados somente NZ$16.50 (excluindo immigration).

Para encontrar um prestador de serviço de baixo custo:

http://www.moh.govt.nz/moh.nsf/indexmh/contact-us-pho

No comments:

Post a Comment