quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Criatividade na elaboração do seu CV

Muitos me perguntam sobre o formato do CV da Nova Zelândia.
E eu te digo que é um formato bem mais simples e "enxuto" do que os que estamos acostumados no Brasil.
Não existe necessidade de colocar a sua data de nascimento  por exemplo.

Especialistas de um Workshop que eu participei, mencionaram que os agentes de recrutamento gastam média de 7 segundos lendo a primeira pagina do CV. Sim isso mesmo, por isso é importante você caprichar nos Títulos das atividades exercidas e adaptar seu CV de acordo com a vaga que está aplicando.


Neste link da NZHerald eles mostram a criatividade de um rapaz que enviou uma caixa com Donuts com o CV dele dentro para empresas, o que lhe rendeu 10 entrevistas. Fantástica ideia. Eu adorei.
http://www.nzherald.co.nz/business/news/article.cfm?c_id=3&objectid=11724355

Extra tips:

- CV da NZ você não precisa colocar data de nascimento e nem seu estado civil
- Use um e-mail apropriado. Aquele que você criou quando estava na balada: gatomorenolindo@hotmail.com não vai ser bem recebido
- Peça para alguém diferente de seus amigos e familiares para re-ler seu CV.
- Faça a correção de Inglês com algum profissional – Erros de gramática fazem seu CV ser descartado imediatamente.
- O profissional de RH gasta apenas de 7 a 10 segundos lendo seu CV, portanto, seja breve e direto. Capriche nos "Head Lights"
- Faça seu CV de acordo com a vaga e a Carta de apresentação principalmente. Não envie o seu CV com perfil de auxiliar de escritório, para uma vaga de administrador. Lembre-se de pelo menos trocar o nome da empresa e o nome da vaga.
- Leia sobre a empresa antes de ir a uma entrevista, saiba muito sobre a empresa.
- Faça perguntas sobre a empresa ao entrevistador, perguntas pertinentes como, progressão de carreira, quanto tempo o entrevistador trabalha para a empresa, histórias de alguém que tenha progredido bem na empresa etc
- Saiba responder perguntas sobre você, ninguém está preparado para estas perguntas onde não te respostas imediatas, por ex: Quando o entrevistador te perguntar: “Fale sobre você”.... Não diga que você tem 3 irmãos, e que veio para a NZ tentar a vida e que tem gatos, adora surfar etc. “Fale sobre você”, quer dizer: O que você tem feito profissionalmente nos últimos anos, e o que te trouxe a NZ. Ai sim você pode contar um pouco da sua jornada até aqui.
- Saiba o que você escreveu no seu CV – É muito comum enchermos o CV de palavras bonitas e quando o entrevistador te perguntar, você pede para ver o CV porque se esqueceu da palavra. Principalmente em Inglês existem palavras que não são de fácil memorização.
- Não tenha medo do entrevistador, ele é uma pessoa como você mesmo, e ficar nervoso nesta hora fica difícil para ele ler sua real personalidade.
- Para os profissionais de TI, foi sugerido algo muito interessante e que eu penso da mesma maneira. Não busque somente empresas de TI. Você sabia que empresas grandes como AIRNZ, ASB , Hospitais, Universidades, Vodafone etc possuem áreas completas de TI e precisam de profissionais qualificados.... Pois então, think outside the box.
Bom estas foram algumas coisas que achei bem legal e gostaria de compartilhar com vocês. Espero ter ajudado de alguma maneira.
Abraço
Claudia
WhatsApp +640211587100

Nenhum comentário:

Postar um comentário