segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Curiosidades da Nova Zelândia


- A Nova Zelândia é chamada de Aotearoa no idioma maori. Aotearoa significa: Terra da Grande Nuvem Branca.
- Com quase o mesmo tamanho do Japão, o território da Nova Zelândia é dividido entre duas grandes ilhas (Ilha Norte e Ilha Sul) e diversas ilhas menores.
- A Nova Zelândia tem 3 idiomas oficiais: o Inglês, Maori e linguagem de sinais. No entanto a maior parte da população fala Inglês.
- A Ilha Sul é mais montanhosa do que sua vizinha Ilha Norte. Existem por lá cerca de 17 picos com 3000 metro de altura e 140 com mais de 2000 metros.
- A maior montanha do país é o Monte Cook, com 3754 metros de altitude.
- A maior e mais populosa cidade neozelandesa é Auckland, mas Wellington é a capital.
- A primeira pessoa a escalar o Monte Everest foi o neozelandês Edmund Hillary.
- A Chefe de Estado da Nova Zelândia é a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido.
- O bungee jumping foi inventado na Nova Zelândia.
- Você sabia que a constelação Cruzeiro do Sul, conhecidíssima dos brasileiros, também está presente na bandeira da Nova Zelândia?
- Dirigida por Peter Jackson, a trilogia O Senhor dos Anéis foi totalmente filmada na Nova Zelândia. Detalhe: Peter Jackson é neozelandês.
- O pico mais alto da Nova Zelândia é o Monte Cook e o estreito que separa as duas maiores ilhas do país é chamado de Estreito de Cook, James Cook foi o navegador, explorador e cartógrafo britânico, ele foi o primeiro homem a mapear a  Nova Zelândia. Descobriu também a costa ocidental da Austrália. James Cook é considerado o pai da Oceania.
- O esporte mais popular em terras neozelandesas é o Rugby.
- Os símbolos da Nova Zelândia são o kiwi – um pássaro que não voa – e a samambaia de uma espécie bastante comum por aqui que se chama Silver fern em Inglês.
- A cidade neozelandesa de Wellington tem mais cafés e restaurantes per capita do que a gigante norte-americana New York.
- Na Nova Zelândia existe o único papagaio do mundo que não voa, o kakapo; e a única espécie de papagaio alpino, o kea.
- Poucas pessoas ouviram falar na Moa. Pois bem, Moa era uma ave gigante endêmica da Nova Zelândia. Era bastante parecida com o avestruz. Chegava a ter o dobro da altura de um homem. Extinguiu-se no século XVI por causa da caça excessiva.
O principal predador da Moa era a águia-de-haast, uma espécie gigante de ave de rapina. Só para se ter uma ideia do tamanho dessas águias,
suas asas tinham cerca de três metros de envergadura.

Uma das coisas que mais chamou a atenção dos primeiros exploradores europeus foi a grande quantidade de aves no recém-descoberto território da Nova Zelândia e,
principalmente, o fato de que elas não possuiam predadores naturais.

- Os Maoris habitavam a Nova Zelândia antes da chegada dos europeus. Acredita-se que esse povo tenha migrado da Polinésia para as terra neozelandesas
há cerca de 1000 anos.

- A Nova Zelândia é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo. Auckland é a quinta melhor cidade para se viver em todo o planeta.
- 30% do país é coberto por florestas naturais.
- O Blue Lake, em Nelson Lakes National Park, tem as águas mais cristalinas do mundo.
- Não existe cobras na Nova Zelândia.
- O nome mais longo do mundo é o da colina Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwenuakitanatahu,
em Porangahau, Hawkes Bay. O nome Maori significa “o lugar onde Tamatea, o homem com os joelhos grandes, que escorregou, subiu as montanhas, conhecidas como Landeater, tocou sua flauta para sua amada.”

- Uma em cada três famílias em Auckland possui um barco.
- Baldwin Street, em Dunedin, é a rua mais íngreme do mundo.
- Em nenhum lugar do país você vai estar a mais de 128km do mar.
- Os Maoris tradicionais cumprimentam com um “hongi”, em que eles encostam narizes e testas, simbolizando que os dois entendem a alma do outro.
- É um cumprimento muito pacífico e respeitoso.

- Em 2013, NZ legalizou o casamento do mesmo sexo.
- Existem mais ovelhas que pessoas por aqui. Cerca de 7 ovelhas para cada pessoa.
- Em 1893, NZ foi o primeiro país do mundo a dar o direito às mulheres a votarem.

Um comentário: