segunda-feira, 28 de maio de 2012

Passaporte para maiores de 18 anos

Pessoal, segue abaixo  lista dos documentos solicitados para Renovacao do passaporte Biometrico Brasileiro na Embaixada Brasileira na Nova Zelandia.
Estes dados foram retirados do site da propria embaixada, sem nenhuma alteracao.
Leiam com atencao aos prazos, lista de documentos a serem entregues, valores a serem pagos.
Nao se apresente faltando documentos que constem na lista e depois culpe a embaixada de nao poder te ajudar. Siga a regra.


Passaporte para Maiores de 18 anos 


Para obtenção do Passaporte Comum Biométrico com validade de 5 anos é necessário o seu comparecimento à Embaixada para a coleta de impressões digitais. As impressões não podem ser coletadas na retirada do passaporte.
Excepcionalmente serão processados pedidos de Passaporte Comum Biométrico pelo correio. Nestes casos, a validade do documento será de apenas 3 anos.
Em caso de não apresentação do passaporte anterior, o Passaporte Comum Biométrico será emitido com validade de apenas 4 anos.
Ao ingressar em território BRASILEIRO, e/ou ao dele sair, o BRASILEIRO detentor de outra(s) nacionalidade(s) deverá obrigatoriamente apresentar seu PASSAPORTE BRASILEIRO.
O requerimento de passaporte poderá ser feito em qualquer momento, independente da validade do passaporte anterior.
Formulário de Requerimento de Passaporte
O requerimento de passaporte deverá ser preenchido online e poderá ser obtido no website: https://scedv.serpro.gov.br. O requerimento online é mantido no sistema por 30 (trinta) dias. Após este periodo, será necessário preencher um novo.

 Instruções:
  1. Clicar em “Solicitar Passaporte Comum”
  2. Preencher o formulário o mais completo e corretamente possível
  3. Clicar em “Enviar”
  4. Imprimir o Protocolo de Entrega
  5. Assinar o protocolo no campo “Assinatura Requerente/Responsável” 
  6. Anexar ao protocolo uma fotografía (3,5cm x 4,5cm) segundo as especificações no site do formulário online
  7. Tirar uma fotocópia do protocolo OU anotar o número do protocolo e guardá-lo num lugar seguro (é possível acompanhar o processamento do passaporte com este número – vide Tempo de Processamento)
  8. Anexar à documentação descrita abaixo e enviar o protocolo para a Embaixada OU entregá-lo pessoalmente ao Setor Consular no horário de atendimento.

Documentos necessários


1 - Original do passaporte anterior;
ATENÇÃO:
- Para solicitações pelo correio: Cópias autenticadas por Juiz de Paz ou Notário Público local.
- Solicitações entregues pessoalmente: Documentos originais

2 – UM dos seguintes documentos brasileiros:
Carteira de Identidade brasileira (RG)
ou
Certidão de Nascimento brasileira e qualquer outro documento de identificação válido, com foto (que poderá ser documento neozelandês)
ou
Certificado brasileiro de naturalização e qualquer outro documento de identificação válido, com foto (que poderá ser documento neozelandês)
3 - Caso após o casamento a(o) cidadã(o) brasileira(o) tenha alterado o nome de solteira(o), será necessário apresentar a certidão brasileira ou registro consular do casamento; em caso de divórcio (e mudança de nome) apresentar também fotocópia da homologação da sentença de divórcio no Brasil.
4 – Documento militar (CAM/ Reservista), para brasileiros entre 18 e 45 anos de idade ou pedido de segunda via feito no Setor Consular;
5 – Título de eleitor brasileiro e Certidão de Quitação Eleitoral (que pode ser obtida através do Tribunal Superior Eleitoral – OBRIGATÓRIO). Caso não tenha votado e não tenha justificado a ausência às urnas nas últimas eleições, clique aqui para obter informações sobre Regularização Eleitoral;

6 - Taxa consular - para informações sobre a taxa de passaporte, favor, consulte a Tabela de Taxas Consulares.

7 – Em caso de roubo, extravio ou danificação do passaporte anterior, é obrigatório apresentar o original do registro policial da ocorrência (roubo ou perda) ou o passaporte danificado que será cancelado e retido.
* Clique aqui para ver a lista de documentos extraviados por cidadãos brasileiros encaminhados à Embaixada*
8 - Caso não possa comparecer para retirar o passaporte novo, deverá providenciar para o Setor Consular da Embaixada um envelope de courier com tracking number no momento da solicitação do documento. Lembramos que a etiqueta com o tracking number deverá ser guardada.
9 - Declaração para Passaporte Enviado por Via Postal - para solicitações pelo correio. Esta declaração deverá ser preenchida e assinada pelo requerente (a autenticação por Juiz de Paz/Notário Publico não é necessária). Para mais esclarecimentos, leia a mensagem abaixo negrito.

ATENÇÃO:
O requerente deverá comparecer à Embaixada para conferir e retirar o novo passaporte. Na impossibilidade do comparecimento à Embaixada, o passaporte poderá ser enviado por correio. Entretanto, o Setor Consular não se responsabiliza caso haja algum dado incorreto no passaporte. Nestes casos, será necessário requerer um novo passaporte e pagar uma outra taxa.


Tempo de Processamento
É possível accompanhar o processamento da sua solicitação:
- Entrar no site https://scedv.serpro.gov.br
- Clicar em “Consultar Situação da Solicitação”
- Digitar o número de protocolo (que pode ser obtida no Recibo de Entrega de Requerimento) OU nome completo do requerente
- Clicar em “Pesquisar”
Pedidos de passaporte entregues pessoalmente = cinco (5) dias úteis.
Pedidos de passaporte recebidos pelo correio = quinze (15) dias úteis.
OBS. Se o formulário não for preenchido pelo próprio requerente, o tempo de processamento será de até trinta (30) dias.
OBSERVAÇÕES:
a) Somente serão processadas solicitações acompanhadas da documentação completa. O Setor Consular não aceitará documentação parcial, à espera dos documentos faltantes.
b) É possível alterar o requerimento electronico. Entrar em https://scedv.serpro.gov.br e clicar em “Atualizar Requerimento”. Preencher o formulário e entregar a documentação conforme as instruções acima.
c) O passaporte poderá ser retirado exclusivamente pelo interessado.
d) PASSAPORTES NÃO RETIRADOS NO PRAZO DE 120 DIAS SERÃO CANCELADOS.                                e) Caso deseje, o interessado poderá solicitar, no formulário de pedido de passaporte, a inclusão de dados de filiação.

Link para:  Passaporte para Menores de 18 anos
PASSAPORTES NÃO RETIRADOS NO PRAZO DE 90 DIAS SERÃO CANCELADOS.

Um comentário:

  1. Então cara, eu estava afim d me aventurar por essa bandas....Não pelo dinheiro mas sim pela aventura sabe rs! E valeu a pena? E foi difícil? Bom qualquer coisa um forte abraço!

    ResponderExcluir